Notícias

PHS-SP lembra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Destaques PHS-SP - 20/09/2018

No Brasil, 21 de setembro é Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Coincide com o início da primavera, estação das flores, e remete à renovação tão almejada pela pessoa com deficiência em busca de seus direitos.

Com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em janeiro de 2016, é notória a crescente participação da sociedade para fazer valer os direitos dessa população. Nesse âmbito, a acessibilidade segue como prioridade tal como defendida nas Disposições Gerais da LBI (parágrafo I do Art. 3o no Capítulo I).  

Anna Souzza (31044), candidata a deputada estadual pelo PHS-SP, reconhece o poder da LBI porque como cadeirante enfrenta a falta de acessibilidade na cidade de São Paulo, onde vive. “Há locais que precisam urgentemente de rampas de acesso”, alerta.

A candidata foi suplente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e preside a ONG Rede Acessibilidade, onde luta pela acessibilidade urbana e defende a diminuição da fila de espera e a redução de preços para quem precisa de cadeiras de rodas motorizadas e aparelhos necessários para locomoção. E mais: quer trabalhar além do estado de São Paulo e ajudar a mudar a realidade das 45 milhões de pessoas com deficiência brasileiras, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Valdireny Mira (31322), Ju Aveiro (31019), Mario Trunci (31100), outros candidatos a deputado estadual pelo PHS-SP, também têm propostas pela causa da pessoa com deficiência.

 

Veja também:

Notícias em destaque relacionadas a este conteúdo: