Notícias

Cinco motivos para entender que o Brasil precisa de uma renovação na política

Outras Notícias - 19/07/2018

Vamos falar sobre tudo que está errado na política atual? Ok. Tudo não dá neste espaço. Por isso, a gente escolheu cinco coisas absurdas que precisam de uma mudança urgente. Mas como mudar? Para descobrir, tem que chegar até o final.

O congresso nacional não representa você.

Não precisa ir muito longe para perceber que o abismo entre a sociedade e a câmara é cada vez maior. 51% da nossa população é de mulheres, mas elas ocupam apenas 10% das cadeiras da legislatura eleita em 2014. É a mesma coisa com os negros que são 53% da população e apenas 20% dos deputados. Sem falar na renda, 60% dos brasileiros ganham até dois salários mínimos e metade do congresso é composta por milionários.

Políticos Profissionais

Muitos “nobres deputados” vivem anos numa Ilha da Fantasia, sem mar, chamada Brasília. Ganham um belo salário, mas precisam colocar a mão no bolso para pagar quase nada, por causa de benefícios como auxílio moradia, verba parlamentar, entre outros. A cada quatro anos eles aparecem pedindo o seu voto para continuar na vida boa.

Aparelhamento do Estado

A relação executivo e legislativo é pautada pela chantagem e troca de favores. Partidos da base “aliada” loteiam ministérios e serviços fundamentais de olho nos orçamentos e nos ganhos pessoais. Quanto mais tempo um partido ou um político se mantém no poder, mais profunda é a rede de corrupção que se forma através dele.  

Crise econômica. Crise política. Crise institucional. Crise atrás de crise.

Uma tempestade perfeita tomou conta do país. Recessão, Lava Jato, impeachment, greve dos caminhoneiros, o que mais falta acontecer? Boa parte dessa confusão tem origem nos erros cometidos pelos representantes da velha política, que valoriza o confronto ao invés do diálogo para superar dificuldades. Para eles, o Brasil está sempre atrás de seus objetivos pessoais e partidários.

E finalmente… ela: a REELEIÇÃO.

Com tanta coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo, você imagina que o congresso todinho vai mudar. Certo? Errado! A previsão é que a renovação do congresso seja uma das menores da história. E 95% dos deputados investigados na Lava Jato querem um novo mandato para manter o foro privilegiado. E sabe do pior? Eles têm boas chances de manter suas cadeiras. Candidatos que disputam a reeleição tem clara vantagem sobre os outros, podem usar a máquina a seu favor, recebem mais verbas de seus partidos e ainda podem entrar pelo voto proporcional.

Será que tem jeito? Claro que sim!

Primeira coisa: você percebeu que a gente falou tanto sobre o congresso? O motivo é simples: trocar o presidente talvez não signifique uma mudança profunda no jeito que a nossa política funciona. Dentro do presidencialismo de coalizão, o futuro mandatário precisará entrar no jogo do acordão para garantir a governabilidade. Então, o seu voto para deputado federal também é muito importante.

Escolha gente nova. Cuidado com os puxadores de voto.  

Escolher candidatos sem mandato é um ótimo primeiro passo para renovar o congresso. Sempre vai ter aquele pessoal com discurso engraçado que apela para o seu voto de protesto. Quando você vota neles, acaba ajudando os velhos corruptos a manterem os seus cargos. Sabia que só 36 de 513 deputados foram eleitos com votos diretos nas últimas eleições?

Propostas

Escolha alguém alinhado com as suas convicções ou que já tenha um trabalho importante na sua cidade, bairro ou comunidade. Os candidatos do PHS-SP estão fechados pelo fim da reeleição e na renovação política.

Trajetória

Parece bem óbvio, mas nem sempre a gente presta atenção nisso. De onde ele veio? É coerente com suas posições ao longo da vida? Tá envolvido em algum esquema? Falando nisso, nenhum dos nossos candidatos é investigado pela Lava Jato. Aliás, todos são 100% ficha limpa. Quantos partidos podem falar o mesmo?

Veja também:

Notícias em destaque relacionadas a este conteúdo: