Notícias

Cícera Alves é voz ativa contra o analfabetismo no Brasil

Outras Notícias - 25/07/2018

Em pleno ano de 2018 ainda existem países com índices de analfabetismo. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2016, das pessoas com 15 anos ou mais, 7,2% são analfabetas -- isso corresponde a aproximadamente 11,8 milhões de brasileiros.

O Brasil não conseguiu alcançar uma das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais. A meta 9 do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, e isso não ocorreu!

Ciente dessa situação alarmante, a pernambucana Cícera Alves, radicada na cidade de São Paulo desde a década de 70, viu florescer seu engajamento pela educação. “Um direito de todo cidadão”, reforça ela que é pré-candidata a deputada estadual pelo PHS-SP.

E esse assunto, sem dúvida, Cícera Alves domina muito bem. Trabalhou pela implantação do currículo integrador na educação infantil e monitorou o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), que surgiu em 1989, durante a gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O MOVA envolve o Estado e as organizações da sociedade civil pelo combate ao analfabetismo entre jovens e adultos.

Nesse âmbito, inclusive, ela tem uma conquista: conduziu uma empresa onde incentivou seus jovens funcionários a trabalharem meio período, liberando-os para os estudos no restante do dia.

Cícera Alves crê que só o ensino de qualidade, com professores valorizados, alunos motivados e grade curricular adequada poderá sim erradicar o analfabetismo no país.

Veja também:

Notícias em destaque relacionadas a este conteúdo: