Notícias

Azul é a cor do mês de setembro

Artigos - 06/09/2018

Estamos no Setembro Azul, mês dos surdos, onde são amplificadas várias discussões sobre as conquistas e lutas dessa população em busca de inclusão social.

Historicamente, a cor azul foi adotada para marcar a causa dos surdos, pois eles foram considerados inferiores pelos nazistas e identificados por uma faixa azul no braço, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cinco datas marcam Setembro Azul:

Em 6 e 11 de setembro de 1880 aconteceu o Congresso de Milão, Itália, proibindo o uso de Línguas de Sinais na educação dos surdos que, por isso, tiveram que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais oficiais fossem aceitas.

Todo 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial das Línguas de Sinais para reforçar a necessidade da interpretação de Libras em ambientes físicos e virtuais. Já 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, pois no mesmo dia, em 1857, foi fundado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), primeira escola para surdos brasileira, no Rio de Janeiro. Em 30 de setembro é Dia do Tradutor para ressaltar a importância dos intérpretes de Libras nesse contexto.

 

Veja também:

Notícias em destaque relacionadas a este conteúdo: